Nasce Uma Estrela - Igreja Arca da Aliança de Paulínia

2 de dezembro de 2019

Nasce Uma Estrela



Nasce Uma Estrela
Mateus Capítulo 2

Quem seriam esses magos?
Seriam astrônomos?
Que estrela seria essa?

Segundo o apóstolo Mateus, os reis magos vieram do Oriente, conduzidos por uma linda e brilhante estrela. Em seu evangelho, Mateus não diz quantos eram os reis magos, nem mesmo o nome deles.
A palavra mago vem do babilônico "magi", que significa algo como observador dos astros ou conhecimento das estrelas. Os reis magos seguiram uma estrela que os guiou até o menino Jesus, ou seja, eles além de serem reis, eram também astrônomos.
De fato, entres os persas, se dizia “Mago” aqueles que os judeus chamavam “escribas”, os gregos “filósofos” e os latinos “sábios”.
Os estudiosos não sabem se essa estrela ainda existe, se foi um cometa, uma supernova, seja como for, permanece um mistério.
Devemos compreender que Deus pode sim ter usado algum fenômeno físico, afinal Ele criou todas as coisas e tudo está debaixo de Seu comando, mas muito provavelmente, acredita-se, Ele tenha usado seus poderes para criar uma estrela especialmente para esse fim o de conduzir os reis magos até o seu destino.

Também é um mistério como esses reis astrólogos sabiam sobre o nascimento de Jesus. Será que eles tiveram uma revelação de Deus que essa estrela os levaria a Jesus?
Qual seria o objetivo de Deus ao trazer esses reis lá do oriente para adorar a Jesus?

Estima-se que os reis magos chegaram em Jerusalém para adorar a Jesus quando ele tinha em torno de dois anos que seria o tempo que eles levariam para a viagem na época.
Por isso Herodes, que era o governo da época e um descendente de Esaú, estando tão perto não conseguiu encontrá-Lo, ai determina que fossem mortos todos os meninos de dois anos para baixo. Podemos ver Deus cuidando de todo o cenário para preservar a vida de Jesus segundo o Seu propósito. Preservando assim a estrela Mor que havia nascido, que é Jesus.
Herodes representa o poder humano se opondo contra o governo messiânico que haveria de chegar e ele apela para a matança das crianças para tentar impedir que esse rei dos judeus vivesse.
Porém Deus em Sua onisciência e soberania interfere alterando o cenário a fim de que a vida de Jesus fosse preservada.

Que aplicação prática podemos tirar para nossa vida observando esse contexto?
Deus é soberano e seus propósitos não podem ser frustrados.
Podemos compreender que Deus não é Deus somente na igreja ou da igreja, mas Ele age sobre tudo e todos e conduz as nossas vidas quando damos a ele a liberdade para isso.
Quanto ao propósito, podemos imaginar quão extensa foi a divulgação do Rei dos Judeus que havia nascido eles fizeram durante esses quase dois anos viajando! Percebemos quão grande estratégia foi usada para a divulgação da vinda do messias! Podemos dizer que foram pré evangelistas!
Que Deus nos dê a sensibilidade para percebermos a trajetória dessa estrela, Jesus, e a determinação necessária para seguí-La.

Por L. C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.



Subir